Jogos de Exploração do Corpo, da voz e dos Objectos
O nosso corpo é um instrumento singular de exteriorização do nosso “eu”.
Todos nós, na interacção com o meio circundante, ampliamos o conhecimento dos outros e de nós mesmos. A exploração do corpo é fundamental, bem como a interacção com os espaços e a manipulação dos objectos.
(Nélinha Jardim)
Neste espaço poderá encontrar alguns jogos destinados a trabalhar com o corpo, com o espaço e com os objectos. Espero que possam ser aplicá-los com os vossos alunos, na medida em que poderão ser facilitadores da aprendizagem global das crianças.
Jogos seleccionados:
– Boneco desconjuntado
– Jogo do arame
– Forma, forma … formações
– Locomoção
– Máquina humana
Jogo: Boneco desconjuntado
Objectivos específicos:
– Autonomizar segmentos corporais;
– Sentir o movimento articular.
Estratégia:
– Os alunos espalham-se livremente pela sala e, a comando do professor, vão deixando “cair” partes do seu corpo: cabeça, pescoço, ombros, tronco, etc.;
– devem chegar ao solo em movimento lento e de descontracção;
– Podem em seguida voltar à posição vertical fazendo o movimento inverso.
Jogo do arame
Objectivos específicos:
– Desenvolver o equilíbrio;
– Adquirir autoconfiança.
Estratégia:
– Coloca-se uma corda ou um traço de giz no chão;
– Cada aluno desloca-se por cima desse traço fazendo exercícios de contracção/descontracção, mobilidade/imobilidade, andar em diferentes ritmos;
– Subordinados a um tema criarão duas estátuas;
– Devem controlar o equilíbrio e o espaço.
Forma, forma … formações
Objectivos específicos:
– Explorar o espaço;
– Adaptar o seu corpo a diferentes espaços;
– Imaginar formas no espaço;
– Orientar-se no espaço a partir de referências visuais ou auditivas;
– Integrar-se em grupo.
Estratégias:
– Os alunos movimentam-se livremente pela sala e sob comando do professor e/ou de um colega, formam conjuntos de 2, 3, 4, 7…, sem falarem nem se tocarem, ficando unidos pelos joelhos, pelos pés, pelas costas, etc.;
– Um pequeno grupo movimenta-se livremente pela sala e ao comando do professor formam, por exemplo: um círculo, dois quadrados, o número 15, a letra B, etc.
Locomoção
Objectivos específicos:
– Explorar diversas formas de locomoção;
– Vivercorporalmente mudanças de nível (baixo, médio, alto).
Estratégia:
– Em contacto com o chão movimentam-se:
– rastejando de frente;
– rastejando de costas;
– rebolando;
– apoiando-se em mãos e pés;
– apoiando-se em braços e pernas;
– apoiando-se em pés, mãos e cabeça;
– simulando uma cobra;
-simulando uma foca (parte inferior no solo e tronco erguido);
– simulando um cão;
– simulando uma vaca;
– simulando uma girafa;
– Em pé, sentindo-se:
– como gigantes/anões;
– muito pesados/leves;
– rijos/moles;
– como um blão a encher/despejar.
Máquina humana
Se eu fosse uma máquina de lavar roupa…
Objectivos específicos:
– Criar movimentos;
– Reagir a estímulos visuais;
– Associar som a movimento;
– Integrar-se em grupo.
Estratégias:
– Grupos de dez alunos;
– Um aluno vai para o centro da sala criando um movimento e um som correspondente;
– Junta-se outro aluno que criará outro movimento e respectivo som, estabelecendo um contacto físico com o primeiro;
– Integrar-se-ão, um a um, todos os alunos construindo uma grande ruidosa máquina;
– O professor pode desligá-la (imobilidade) e voltar a ligá-la recorrendo a um gesto pré-estabelecido;
– Ao ser novamente “ligado” o aluno que deverá manter o mesmo movimento e som;
– O professor desmontará, em seguida, a máquina retirando do grupo aluno por aluno.
Deixe um comentário