1,2,3

Jogos de Exploração do Corpo, da voz e dos Objectos

 

O nosso corpo é um instrumento singular de exteriorização do nosso “eu”.

 

Todos nós, na interacção com o meio circundante, ampliamos o conhecimento dos outros e de nós mesmos. A exploração do corpo é fundamental, bem como a interacção com os espaços e a manipulação dos objectos. 

(Nélinha Jardim) 

Neste espaço poderá encontrar alguns jogos destinados a trabalhar com o corpo, com o espaço e com os objectos. Espero que possam ser aplicá-los com os vossos alunos, na medida em que poderão ser facilitadores da aprendizagem global das crianças.

 

 

Jogos seleccionados:

– Boneco desconjuntado 

– Jogo do arame 

– Forma, forma … formações 

– Locomoção 

– Máquina humana 

 

Jogo: Boneco desconjuntado

 

 

Objectivos específicos: 

– Autonomizar segmentos corporais;

– Sentir o movimento articular.

 

   

Estratégia: 

– Os alunos espalham-se livremente pela sala e, a comando do professor, vão deixando “cair” partes do seu corpo: cabeça, pescoço, ombros, tronco, etc.; 

– devem chegar ao solo em movimento lento e de descontracção; 

– Podem em seguida voltar à posição vertical fazendo o movimento inverso. 


 

   

   

Jogo do arame

 

Objectivos específicos:

– Desenvolver o equilíbrio;

– Adquirir autoconfiança.

Estratégia:

– Coloca-se uma corda ou um traço de giz no chão;

– Cada aluno desloca-se por cima desse traço fazendo exercícios de contracção/descontracção, mobilidade/imobilidade, andar em diferentes ritmos;

– Subordinados a um tema criarão duas estátuas;

– Devem controlar o equilíbrio e o espaço.

 

 

Forma, forma … formações

 

 

Objectivos específicos:

– Explorar o espaço;

– Adaptar o seu corpo a diferentes espaços;

– Imaginar formas no espaço;

– Orientar-se no espaço a partir de referências visuais ou auditivas;

– Integrar-se em grupo.

Estratégias:

– Os alunos movimentam-se livremente pela sala e sob comando do professor e/ou de um colega, formam conjuntos de 2, 3, 4, 7…, sem falarem nem se tocarem, ficando unidos pelos joelhos, pelos pés, pelas costas, etc.;

– Um pequeno grupo movimenta-se livremente pela sala e ao comando do professor formam, por exemplo: um círculo, dois quadrados, o número 15, a letra B, etc.

Locomoção

Objectivos específicos:

– Explorar diversas formas de locomoção;

– Vivercorporalmente mudanças de nível (baixo, médio, alto).

 

Estratégia:

– Em contacto com o chão movimentam-se:

     – rastejando de frente;

     – rastejando de costas;

     – rebolando;

     – apoiando-se em mãos e pés;

     – apoiando-se em braços e pernas;

     – apoiando-se em pés, mãos e cabeça;

     – simulando uma cobra;

     -simulando uma foca (parte inferior no solo e tronco erguido);

     – simulando um cão;

     – simulando uma vaca;

     – simulando uma girafa;

– Em pé, sentindo-se:

     – como gigantes/anões;

     – muito pesados/leves;

     – rijos/moles;

     – como um blão a encher/despejar.

 

 

Máquina humana

Se eu fosse uma máquina de lavar roupa…

 

Objectivos específicos:

– Criar movimentos;

– Reagir a estímulos visuais;

– Associar som a movimento;

– Integrar-se em grupo.

 

Estratégias:

– Grupos de dez alunos;

– Um aluno vai para o centro da sala criando um movimento e um som correspondente;

– Junta-se outro aluno que criará outro movimento e respectivo som, estabelecendo um contacto físico com o primeiro;

– Integrar-se-ão, um a um, todos os alunos construindo uma grande ruidosa máquina;

– O professor pode desligá-la (imobilidade) e voltar a ligá-la recorrendo a um gesto pré-estabelecido;

– Ao ser novamente “ligado” o aluno que deverá manter o mesmo movimento e som;

– O professor desmontará, em seguida, a máquina retirando do grupo aluno por aluno.

 

Deixe um comentário


  • Mr WordPress: Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in, and view the posts' comments, there you will have the option to edit or delete them.

Categorias

Arquivos