1,2,3

About

 

Nélinha Jardim – Docente do 1º Ciclo do Ensino Básico: Licenciatura em Ensino Básico – Primeiro Ciclo, pela Universidade dos Açores (2000).

     Ao longo destes dez anos de serviço no ensino público, leccionou em escolas da ilha de São Miguel a alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade. No ano lectivo 2008/09 trabalhou com duas turmas de alunos do Progrma PERE. Este ano lectivo encontra-se a trabalhar com alunos do Programa Oportunidade. Em todos os contextos experienciou situações de ensino/aprendizagem sobremaneira singulares, as quais foram e têm sido responsáveis por manter ateado o seu gosto pela profissão. Neste percurso teve também a oportunidade de trabalhar com crianças com NEE, nomeadamente Trissomia 21 (2000/01) e Paralisia Cerebral (2005/06 a 2007/08). Como forma de melhor responder à efectiva inclusão de crianças com NEE, resolveu aprofundar os seus conhecimentos relativamente à temática. Daí a actual frequência nesta Pós-graduação (Pós-graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínios Cognitivo e Motor).

– Durante dois anos (2005/06 e 2006/07) leccionou a disciplina de Expressão Corporal/Dramática à turma do Curso Técnico de Auxiliar de Infância. Em 2006/07 foi orientadora da Prova de Aptidão Profissional subordinada ao tema “O Desenvolvimento Afectivo-Sexual na criança do ensino Pré-escolar”.

– Implementou o Programa Eco-Escolas (2007/08), na EBI de Água de Pau, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

–  É membro da equipa nuclear de Auto-avaliação de escolas – Qualis – desde a data da sua implementação (2005/06 a 2007/08, em Água de Pau e de 2008/09 a 2009/10, na EBI da Maia.

          Frequentou cursos, acções de formação, seminários e palestras desde 1990:

– No ano de 1990 participou no “Curso de Sensibilização ao Teatro”, promovido pela Casa da Cultura de Ponta Delgada.

– Trabalhou em Projectos de Ocupação de Tempos Livres a cargo da Secretaria da Juventude (199394 a 1995/96.

– No ano de 1998 participou no Projecto Sócio-Educativo: “O Jogo na Aprendizagem”, promovido pela Universidade dos Açores – Departamento de Ciências da Educação.

– No ano de 2000 participou nas “II Jornadas de Infecciologia Pediátrica dos Açores”, promovidas pelo Serviço de Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo.

– No ano de 2001 participou na acção de formação “Gerir o Choque com a Realidade – Apoio à Inserção Profissional”, financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Português; no Workshop subordinado ao tema “Sexualidade na Juventude”, promovido pela Escola Profissional de Vila Franca do Campo; no “II Fórum da Criança – Mosaico de Projectos”, promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo; na acção de formação “Atendimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria.

– No ano de 2003 participou na acção de formação “Expressões Plásticas”, promovida pela EBI da Povoação.

– No ano de 2004 participou na acção de formação da área das Expressões “As Actividades Físico-Desportivas Alternativas no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria.

– No ano de 2005 participou na acção de formação da área de formação: Concepção e Organização de Projectos Educativos “Trabalho de Projecto na Escola II”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria.

– No ano de 2007 participou na acção de formação da área de formação: Concepção e Organização de Projectos Educativos “Educação sexual na escola ”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria; na acção de formação da área de Informática: “Escolas Digitais (OCR: Texto e Imagem, Hot Potatoes, Paint Net, Movie Maker)”, promovida pela Direcção Regional de Educação; em actividades de Complemento Curricular da Fun Science/Ciência Divertida (TETRAPI), promovidas pela Câmara Municipal de Lagoa.

– No ano de 2008 participou no Seminário: “UMA ESCOLA PARA TODOS – O Direito à Diferença”, promovido pela Escola Secundária de Lagoa; no “VII Seminário Regional Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente”, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar; na Palestra de Sensibilização sobre “Educação Ambiental: Construindo uma Comunidade num Planeta Sustentável”, promovida pela EBS de Vila Franca do Campo; no curso de Bioconsciência, promovido pelo Espaço Holístico – Aradia.

– No ano de 2009 participou na acção de formação da área de formação: “Photoshop – edição de imagens digitais”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria; na Jornada Formativa – “Avaliação do Desempenho Docente”, promovida pela Direcção Regional da Educação e Formação.

– No ano de 2010 participou na acção de formação da área de formação: “Quadros Interactivos”, promovida pela EBI da Maia.

     Todos os momentos formativos que frequentou concorreram para o aperfeiçoamento permanente/continuado da sua prática lectiva diária com os alunos, em diversas áreas, designadamente nas áreas das expressões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Arquivos

%d bloggers like this: