1,2,3

Jogos de Imitação

Aqui encontra alguns exemplos de jogos de imitação que poderão ser muito úteis nas aulas de Expressão Dramática, nomeadamente:

- Imitação dos animais;

- A descoberta dos ofícios;

- O tempo que faz.

Jogo: Imitação dos Animais


 

Número de participantes: 3 a 15

Material necessário: nenhum

Desenrolar da acção:

- Cada criança escolhe (guardando segredo) um animal que pretende imitar: cão, gato, leão, lobo, galinha, pato, burro, cavalo, vaca, etc.;

- À vez, cada um irá imitar, então, o animal que escolheu;

- Não poderá falar nem imitar qualquer ruído quer imite a voz do animal;

- Os outros tentarão adivinhar qual o animal representado.

Variantes:

- Em vez de uma criança de cada vez, poderá motivar-se a iniciativa de se formarem pequenos grupos que deverão escolher o mesmo animal e que actuarão em conjunto;

- Ou, actuando por grupos, cada criança imita o animal que quizer;

- Pode imitar os gritos dos animais (normal, zangado, de dor, etc.).

Nota: ao fazer-se jogos de imitação de animais, há normalmente que chamar a atenção das crianças para o mundo de atitudes que um mesmo animal pode ter:

- andar: devagar, depressa, cauteloso, correndo, saltando

- caçando;

- lutando;

- atacando;

- ferido;

- com medo;

- vendo outro da mesma espécie ou rival;

- comendo;

- dormindo;

- lavando-se;

- brincando;

- com as suas crias;

- satisfazendo as suas necessidades;

- etc.

 

 

Jogo: A descoberta dos ofícios


 

Número de participantes: 4 a 20

Material necessário: nenhum

Desenrolar da acção:

- Dividem-se as crianças em dois grandes grupos de efectivo igual. Um grupo será constituído pelos espectadores e o outro pelos actores;

- Cada espectador dirá ao educador/professor o nome de um ofício (pedreiro, soldado, toureiro, etc.), que este mencionará num papel, fazendo uma lista;

- Em seguida, o educador dará a cada um dos actores a missão a desempenhar: a imitação dos operários daqueles ofícios a trabalharem;

- Cada um dos espectadores se deverá esforçar por reconhecer o ofício que mencionou.

Variantes:

- Este jogo pode ser jogado com outros motivos, para além dos ofícios, como por exemplo imitação de animais e de coisas (comboios, barcos, etc.).

 

 

Jogo: O Tempo que faz


 

Número de participantes: 3 a 15

Material necessário: nenhum

Desenrolar da acção:

- O educador deverá ter preparado uma série de fichas, encontrando-se em cada uma inscrita o tempo: chuva, vento, frio, calor, etc.;

- Avançando a primeira criança, deverá esta tirar uma ficha e imitar uma pessoa a andar sob aquela condição (à chuva, ao frio, com calor, etc.)

- As restantes crianças tentarão adivinhar qual a condição de tempo que aquele representa;

- Uma de cada vez, todas as crianças deverão fazer a imitação do que lhes calhar nas respectivas fichas. Se por acaso a mesma ficha sair mais do que uma vez, a imitação feita deverá ser diferente e original.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: